Biblioteca Municipal da Lourinhã

 

A Biblioteca Municipal da Lourinhã (BMLOU), inaugurada no dia 2 de junho de 1965, com o nome “Biblioteca Fixa N.º 92”, resultou de uma parceria entre a antiga Rede de Bibliotecas da Fundação Calouste Gulbenkian e a Câmara Municipal.

Ao longo do tempo teve várias localizações encontrando-se, a partir de 26 de junho de 2013, na Rua Miguel Bombarda, no centro da vila, num novo espaço, com linhas modernas e atuais, fruto de uma remodelação de um edifício pré-existente.

A Biblioteca é um projeto cofinanciado pelo QREN, no âmbito do Programa Mais Centro e da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. De acordo com o organograma do município, está inserida na Coordenação de Intervenção Sociocultural e, segundo as diretrizes da IFLA/UNESCO, possui a tipologia BM2.

A BMLOU, indo ao encontro das orientações constantes no Manifesto da UNESCO, é um centro local de informação que abrange todas as áreas do conhecimento humano, tornando-a acessível a todos os cidadãos que dela necessitem, independentemente da sua raça, etnia, religião, nacionalidade, condição social, sexo, entre outros.

Todos os grupos etários deverão encontrar os documentos adequados às suas necessidades informacionais e de lazer, tal como as coleções e um leque de serviços que incluam todos os tipos de suporte e tecnologias da informação e comunicação.

O objetivo da BMLOU é promover hábitos de leitura desde a mais tenra idade, combater as iliteracias, formar cidadãos críticos e interventivos na sociedade, permitindo o desenvolvimento de um leque abrangente de competências.

 

 

 

Logo RNBP Logo RBE Logo CMLourinha Logo RBLNH Logo AEDLourenco Vicente  Logo AELourinha

Wildcard SSL Certificates