Cartaz CNL 2020 2021

 

Concurso Nacional de Leitura

14.ª ed. 2020-2021

Esclarecimento

As medidas de contenção da pandemia de Covid-19 têm tido consequências na vida das escolas, das bibliotecas escolares e municipais, dos professores, dos bibliotecários, alunos e famílias, com efeitos na organização de diferentes iniciativas, designadamente, do Concurso Nacional de Leitura (CNL).

Assim, face às regras do atual confinamento, é necessário reafirmar alguns procedimentos e proceder a alguns reajustes, a saber:

  1. A realização da 14.ª ed. (2020-21) do CNL mantém-se e continuará a ser assegurada por todos os parceiros e intervenientes.
  2. A calendarização das provas da Fase Escolar/Municipal e da Fase Intermunicipal é reajustada, de acordo com as seguintes datas:

29/10 – 8/03: Fase escolar/municipal

9/03 – 10/03: Registo das obras lidas e alunos apurados para a fase seguinte, no SIPNL

12/03 – Divulgação lista de alunos apurados – Portal PNL2027 e sites dos parceiros

13/03 – 26/04: Fase intermunicipal

27/04 – 30/04: Registo das obras lidas e alunos apurados para a fase seguinte

Até 07/05 - Publicação das obras lidas e alunos apurados para a fase seguinte

19/05 - Prova escrita de pré-seleção online

05/06 - Final nacional.

O Concurso Nacional de Leitura (CNL) consiste no maior evento de promoção da leitura direcionado às crianças e jovens portugueses. O evento envolve escolas e bibliotecas municipais de todo país. É coordenado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) e a fase regional organizada pela Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), tendo as bibliotecas municipais um papel preponderante no que respeita ao acolhimento e logística do CNL.

Esta edição decorre entre o dia 29 de outubro de 2020 e o dia 5 de junho de 2021 em Oeiras.

O objetivo do CNL é estimular o gosto e os hábitos de leitura e a compreensão leitora. O evento tem como destinatários alunos dos 1º,2º, 3º ciclos do ensino básico e o ensino secundário.

Este concurso divide-se em quatro fases:

1ª fase - É da responsabilidade das escolas, esta consiste na realização de provas nas escolas.

2ª fase - As provas são efetuadas nas bibliotecas municipais, dirigidas aos vencedores da fase anterior.

3ª fase - É organizada a nível intermunicipal, engloba os vencedores de todos os municípios para realização de provas nas comunidades intermunicipais ou áreas metropolitanas. A fase intermunicipal da zona Oeste realiza-se no dia 16 de abril em Arruda dos Vinhos.

4ª fase - É o momento que conta com a participação de todos os parceiros e é constituída por uma prova que apurará cinco finalistas em cada nível de ensino, a nível nacional.

Regulamento CNL 2020-2021

 

 

Logo RNBP Logo RBE CC Logo RBLNH Logo AEDLourenco Vicente  Logo AELourinha

 

Wildcard SSL Certificates