Cartaz Concurso de Contos 2024

Palavras que nos abraam

Palavras que nos ABRAÇAM

Para um reconforto conjunto.

A relevância da leitura e da escrita é já sobejamente reconhecida por todos, em tempos de confinamento tornou-se capital, para ampliar a imaginação e a criatividade, bem como para estimular o sentido crítico e cuidador.

A Rede de Bibliotecas da Lourinhã convida, assim, a uma iniciativa de Escrita Criativa, apelando à criatividade e imaginação dos munícipes através da palavra. Uma poesia, um conto, uma quadra, um provérbio ou mesmo um dito popular, acompanhados de alguma visualidade, serão bem-vindos!

Envio dos trabalhos:

O envio dos trabalhos deverá ser em formato A4, por email, por correio ou entregue nas Bibliotecas (Biblioteca Municipal e Bibliotecas Escolares).

Contatos:

Telefone: 261410133

Morada: Biblioteca Municipal da Lourinhã

Rua Miguel Bombarda, nº 23

2530-161 Lourinhã

Condições pedidas aos participantes:

•  Formato expositivo apelativo
  • Trabalho estático
  • Formato A4 (210mm x 297mm)
  • Entrega dos trabalhos

Condições oferecidas aos participantes:

• Divulgação e Promoção
  • Espaço expositivo

Cartaz final

Concurso:

VAMOS FOTOGRAFAR AS NOSSAS TRADIÇÕES

Ação n.º 2 do projeto Marcas na História – 2020 | 2021

É consensual que, no mundo atual, as novas literacias colocam enormes desafios à educação e à sociedade. Neste contexto de mudança constante, é necessário que a escola, em paralelo com a própria sociedade, se configure para dar resposta às exigências do hoje e do amanhã. Por isso, há que reinventar práticas e recorrer a diversificadas fontes de informação com destaque para o recurso basilar e imprescindível que são as bibliotecas, tanto as escolares como as públicas/municipais.

Na ação n.º 2 deste projeto, tal como aconteceu na ação n.º 1, o uso da imagem ligada às tecnologias continuará a ir ao encontro da necessidade de inovação no contexto, sobretudo, da escola atual, correspondendo aos interesses não só das crianças e dos jovens que frequentam as nossas escolas mas também da comunidade local, despertando outras formas de observar, registar, conhecer e avaliar o que existe à sua volta. Continua a ser um dever da Rede de Bibliotecas Escolares, em parceria com as Redes de Bibliotecas Municipais, organizar, promover e implementar, de forma colaborativa, a oferta cultural para a comunidade educativa e para todos os cidadãos, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida, em articulação com entidades públicas e privadas. Este projeto decorre deste princípio e a sua organização é da responsabilidade das seguintes instituições: Rede de Bibliotecas Escolares, Bibliotecas Municipais da RIBLT e RIBO aderentes a este projeto e Centro de Informação Europe Direct do Oeste e Lezíria do Tejo.

Objetivos:

1. Valorizar e promover as tradições das comunidades locais;
  2. Fomentar, reconhecer e premiar a capacidade e criatividade fotográfica dos participantes;
  3. Estabelecer parcerias de âmbito local e a nível europeu.

Tradições a fotografar:

Serão considerados a concurso trabalhos realizados pelos alunos, sobre uma área específica das tradições:

▪ arquitetura;

▪ gastronomia;

▪ folclore;

▪ festas religiosas;

▪ cantares;

▪ ofícios tradicionais;

▪ trajes;

▪ jogos tradicionais;

▪ instrumentos e alfaias;

▪ ...

Escalões:

1.º Escalão – Estudantes que completem 12 anos até 5 de abril de 2021.

2.º Escalão – Estudantes que completem 18 anos até 5 de abril de 2021.

3.º Escalão – participantes com mais de 18 anos.

Calendarização:

● Reuniões concelhias/interconcelhias/serviço de apoio às bibliotecas escolares, para acompanhamento das diversas fases do concurso, bem como para a apresentação da divulgação dos resultados e a organização da cerimónia final – de setembro de 2020 a junho de 2021.

● Divulgação da ação n.º 2 – a partir de 23 de outubro de 2020 (blogue, página no facebook, cartaz).

● Inscrições – de 26 de outubro a 07 de dezembro de 2020.

● Envio das fotos a concurso até 1 de março de 2021.

● Seleção das fotos vencedoras da fase escolar – 17 de março de 2021.

● Seleção das fotos vencedoras da fase municipal – 28 de abril de 2021.

● Seleção das fotos vencedoras da fase intermunicipal – 19 de maio de 2021.

● Cerimónia de divulgação e entrega dos prémios aos vencedores da fase intermunicipal, em cada município – 1 de junho de 2021.

● Avaliação do projeto – preparação e lançamento do ano 3 com a ação n.º 3 – junho de 2021.

Prémios:

1. Fase escolar – serão premiados os 1.º, 2.º e 3.º classificados (1.º e 2.º escalão).
  2. Fase municipal - serão premiados os 1.º, 2.º e 3.º classificados (1.º, 2.º e 3.º escalão).
  3. Fase intermunicipal - será premiado o 1.º classificado (1.º, 2.º e 3.º escalão).

Ações complementares ao concurso

No sentido de os dinamizadores locais deste concurso poderem prestar um maior apoio aos alunos que se inscrevam:

● Formação de curta duração, no âmbito da fotografia, para os intervenientes na organização (professores bibliotecários e técnicos das bibliotecas municipais) – a partir do início do 2.º período (certificada como Ação de Curta Duração para o pessoal docente):

o Centro de Formação da Lezíria do Tejo;

o Centro de Formação A23;

o Centro de Formação da Lezíria – Oeste;

o Centro de Formação Educatis;

o Centro de Formação Pêro de Alenquer.

● Formação para o público em geral (pais/encarregados de educação e outros interessados) promovida localmente.

Consultar as normas do concurso aqui

cartaz BB CML v2

GuiaLeitorBM2

Cartaz comunidade 2

No dia 17 de junho, às 21h., decorrerá a 2ª sessão da Comunidade de Leitores do Oeste, sujeita ao tema Holocaustro, que tem dado aso à publicação de muitos livros nos últimos anos, na sua maioria baseadosa em histórias verídicas.

Não perca esta Conversa!

Reserve esta data na sua agenda!

Logo RNBP Logo RBE CC Logo RBLNH Logo AEDLourenco Vicente  Logo AELourinha

Wildcard SSL Certificates