Biblioteca Escolar da Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado

Integrada na Rede de Bibliotecas Escolares desde o ano 2005, a Biblioteca da Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado tem assumido a enorme responsabilidade na promoção do livro e da leitura e na formação para as diversas literacias, estabelecendo com os utilizadores uma interação bastante dinâmica e incentivando a construção de ambientes colaborativos de aprendizagem.

A Biblioteca, parceira indispensável no apoio ao currículo, tem conseguido responder de forma eficaz às inúmeras solicitações e desafios que marcam a atual sociedade de informação e comunicação, não só porque oferece um espaço agradável, ativo, dinâmico e flexível, propício quer aos momentos de leitura recreativa, quer aos momentos de estudo (trabalhos de pesquisa individuais e/ou de grupo), mas também porque aposta na renovação constante do vasto fundo documental, na disponibilização de recursos adequado, na dinamização e articulação de um número relevante de atividades e projetos e na promoção do trabalho colaborativo.

Enquanto espaço de conhecimento e de inovação, e não apenas como lugar de informação, salienta-se:

- a integração, no ano letivo 2018/2019, no projeto-piloto de aplicação do referencial Aprender com a biblioteca escolar no ensino secundário, um instrumento determinante que favorece a educação inclusiva e enriquece os contextos e estratégias de ensino e de aprendizagem através do desenvolvimento das literacias essenciais ao exercício da cidadania plena.

- a candidatura e coordenação do projeto de leitura “#Ler é Top!” (Ler+ Jovem), no biénio 2018-20.

A nossa missão é garantir, tal como defendia Umberto Eco, “uma biblioteca onde apeteça ir, e que se vá transformando gradualmente numa máquina de tempos livres", com repercussões significativas ao nível das aprendizagens dos alunos.

Página digital da BE

Logo RNBP Logo RBE CC Logo RBLNH Logo AEDLourenco Vicente  Logo AELourinha